Motoristas formam fila em posto de gasolina na Praça da Bandeira na manhã desta terça-feira – Foto: Bruno Albernaz / G1

Posto na Tijuca só recebeu álcool, mas já tinha fila no início desta manhã. Abastecimento foi retomado nesta segunda (28).

Por Bom Dia Rio

Desde o início da madrugada desta terça-feira (29), motoristas fazem filas em postos de combustíveis do Rio de Janeiro na tentativa de abastecimento. Em um posto de combustível na Tijuca, na Zona Norte da cidade, a fila ainda não é muito grande comparando com as filas que se formaram na segunda-feira (28), mas até o início da manhã o posto só havia recebido álcool.

Segundo o gerente, nesta segunda ele pediu caminhões de gasolina e diesel, mas por conta da alta procura o pedido ainda não foi atendido. A previsão é que a situação se normalize nesse posto ao longo desta terça e nos demais postos do Rio nos próximos três dias.

O posto de combustível da Praça da Bandeira, também na Zona Norte, tinha desde o fim da madrugada, quando o caminhão de combustível ainda estava abastecendo.

“Recebemos 20 mil litros de gasolina comum, 10 mil litros de aditivada e 10 mil de etanol. Não chegou diesel. O carregamento chegou e começamos a vender. Mas já, já acaba a comum. Tem tanque que já está acabando. Tem uma bomba ali que já tem menos de 1000 litros. Não sabemos se vamos conseguir outra carreta para hoje”, revelou Manoel Mousinho, gerente de um posto de gasolina na Praça da Bandeira.

Motoristas também formavam fila em postos na Avenida Presidente Vargas, uma das principais vias do Centro do Rio, na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, na pista em direção à Zona Sul, e no bairro Saigon, em São Gonçalo, na Região Metropolitana.

De acordo com uma estimativa do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e de Lojas de Conveniência do Município do Rio de Janeiro, cerca de 10% dos postos do Rio tinham recebido combustível no início desta manhã. O balanço exato do número de postos onde a população já pode abastecer será divulgado ao longo da manhã.

Nesta manhã, a movimentação de caminhões de combustível entrando e saindo da Refinaria de Duque de Caxias (Reduc) era grande.

No sábado (26), os 842 postos do município ficaram totalmente secos devido a falta de abastecimento provocada pela greve dos caminhoneiros, que entrou no 9° dia nesta manhã.

Nesta segunda (28), postos na Penha, em São Cristóvão, Irajá e na Barra da Tijuca foram os primeiros abastecidos. Alguns motoristas chegaram a ficar mais de cinco horas em Irajá. Na Barra da Tijuca as filas de veículos ocupavam as laterais das Avenidas Ayrton Senna e das Américas, na altura da Alvorada.