Prefeitura suspende programação após moradores e comerciantes do entorno da Xavier de Brito fazerem abaixo assinado

Fonte por Maurício Peixoto para Jornal O Globo

Moradores e comerciantes do entorno da Praça Xavier de Brito, na Tijuca, estão incomodados com eventos de grande porte que vêm sendo realizados no local com regularidade, desde meados do ano passado. Preocupados com os transtornos causados pela presença de foodtrucks, amplificadores de som, barracas e intenso movimento, eles criaram um abaixo assinado eletrônico no , com o título “Crianças sim, foodtrucks não” que, até o fechamento desta edição, já contava com mais de 1.400 assinaturas. A questão da poluição sonora é, segundo eles, a mais grave.

— Em tese eles “respeitam” o horário das 22h. Mas imagina o uso contínuo e imoderado de amplificadores durante as cinco horas, e por três dias seguidos? Impossível ver TV ou conversar. Incomodam muito também o ruído das pessoas que ficam até depois da festa, o som dos geradores e a montagem e a desmontagem das barracas e do palco na madrugada — afirma Margareth Machado.

Sujeira, descarte de óleo de cozinha na areia do parquinho, ocupação das vagas de estacionamento, fios e itens de eletricidade expostos em local onde as crianças brincam, danos ao paisagismo e limitação de uso da praça estão entre as críticas.

— A fumaça da fritura invade a casa; a estrutura do evento prejudica a feira orgânica, os passeios de cavalinhos, o teatro das crianças; e os trucks ocupam vagas de estacionamento, prejudicando o comércio e os guardadores autorizados pela prefeitura.

A superintendência da Grande Tijuca informou que, por determinação da prefeitura, todos os eventos de food truck estão suspensos no local. E a Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização informou, na terça passada que, a pedido dos moradores, todos os eventos na Praça Xavier de Brito foram proibidos desde o último final de semana e que não será mais liberado nenhum alvará para o local.