{flike}

Há relatos de abordagens violentas, principalmente por parte de usuários de drogas. Subprefeitura promete retomar ações.

Moradores de Vila Isabel estão preocupados com o aumento da população de rua no bairro. No Boulevard Vinte e Oito de Setembro, por exemplo, é comum ver pessoas dormindo pelas calçadas a qualquer hora.

“É impressionante o que vem acontecendo em Vila Isabel ultimamente: mendigos, moradores de rua e usuários de drogas vivem sob as marquises de lojas e residências e, ao anoitecer, saem pelo bairro, principalmente pela Vinte e Oito de Setembro. Eles abordam transeuntes e frequentadores de bares e restaurantes, até com violência. Afinal, cadê a tal Secretaria de Desenvolvimento Social, cujas viaturas só passam por Vila Isabel quando vão para a garagem, que é na Zona Norte?”, queixa-se Roberto Reis.

Outros moradores que preferiram não se identificar relatam casos de intimidação por parte de pessoas suspeitas pedindo dinheiro. Problemas como a falta de segurança e o aumento da população de rua atingem também as vias secundárias, onde as cenas se repetem.

Durante o dia, na Jorge Rudge, temos que ter cuidado ao caminhar pela calçada para não pisar em alguém. A Secretaria de Desenvolvimento Social deveria fazer um trabalho constante. Não querem ir para o abrigo? Então tem que ter outra solução.
Eni Caetano Ribeiro, morador do bairro 

 

A subprefeitura da Tijuca informa que a partir deste mês voltará com operações de retirada de moradores de rua e usuários de drogas, principalmente o crack, por todas as vias da região. Este tipo de operação, segundo a subprefeitura, é conjunta e tem a participação da Secretaria municipal de Desenvolvimento Social, entre outros órgãos.

A secretaria informa ainda que, na semana passada, seis adultos foram acolhidos na Vinte e Oito de Setembro e em ruas do seu entorno. Porém, reforçou que os adultos convidados a ingressar na rede acolhedora do município têm o livre arbítrio de acompanhar ou não as equipes. Para queixas ou mais informações sobre este e outros assuntos de interesse público, a prefeitura recomenda ligações pelo telefone 1746.

Por Rodolfo Mageste/O Globo

 

Veja essa e outras matérias no Caderno Grande do NaTijuca.com