Milk – Foto: Rogerio Brunelli

Espetáculo adulto no palco do Ziembinski

Quatro vilões se reúnem para contar um por um as razões que os levam a odiarem os seus rivais e a desejarem ora a vingança, ora a derrota completa deles a fim de obterem aquilo que desejam através de artimanhas perversas. O nobre Rei Claudio, a dedicada esposa, senhora Macbeth, o refinado fidalgo Edmundo e o valente Iago escondem com suas máscaras sociais um cobiça violenta que deseja a todo custo obter reconhecimento e poder, o que gera consequências fatais para todos que estão ao seu redor.

O presente projeto nasceu em 2016 a partir da necessidade artística de rever o conjunto de textos dramáticos de William Shakespeare em virtude dos 400 anos de seu falecimento em 6 de maio de 1616. Com 12 anos de estrada na cena teatral carioca, a Companhia se reuniu para, mais uma vez, empreender um trabalho em torno do estilo e do universo de um autor clássico da história do teatro.

Decidimos então adotar as mais significativas tragédias de Shakespeare (“Hamlet”, “Rei Lear”, “Otelo” e “Macbeth”) selecionando apenas os personagens vilões; para que eles, sozinhos, pudessem resumir em monólogos a situação trágica da obra inteira. Analisando a obra, notamos que, em Shakespeare, o mal triunfa. Tanto na comédia, onde ele se reflete como confusão mental, como mentira e mal-entendido quanto na tragédia, onde o mal não deriva das palavras, mas do caráter e da alma humana, não há teatro elisabetano sem que o mal seja o principal ator da cena.

Portanto, interessa nesse projeto reforçar a natureza do mal, mas aquele mal que é capaz de destruir a ordem e paz na comunidade, o mal ético, que luta contra toda forma de justiça e contra toda unidade do Estado.

Ficha Técnica
Concepção: Vagabundos Nobres Companhia de Teatro
Texto e Adaptação: Filipi Gradim
Encenação: Filipi Gradim e Vinnicius Veloso

Serviço:
Evento: Espetáculo Adulto
Data: 13, 14, 20 e 21 de outubro
Horário: Sábado às 20h e domingo às 19h
Valor do Ingresso: R$40 inteira, R$20 meia
Local de venda: Ingressos à venda na bilheteria de 5a a domingo das 14h15 às 21h
Classificação: 14 anos
Duração de 60 minutos

Teatro Municipal Ziembinski – Rua Heitor Beltrão s/nº, Tijuca – 3234-2003 – em frente à estação de metrô São Francisco Xavier.
Capacidade: 108 lugares