Estação beneficia cerca de 150 mil usuários por semana.

TIJUCA – Neste domingo, a estação Uruguai do metrô completa um ano. Inaugurada em 15 de março do ano passado, a estação foi a 36ª da história da concessionária e é a quarta situada no bairro da Tijuca, numa região onde os moradores esperaram por décadas.

O local recebe cerca de 150 mil usuários por semana – uma média de 26.500 usuários por dia útil. A estação tem cinco acessos, mas curiosamente nenhum na Rua Uruguai: um na Rua Dona Delfina, dois na Itacuruçá e dois acessos na Conde de Bonfim, sendo um na calçada sentido Praça Saens Peña e outro no sentido Usina, próximos à Rua José Higino.

São 300 metros de plataforma, mais de sete mil quadrados de área construída e 2,9 km de via. A nova estação foi fruto de um investimento de R$ 250 milhões em três anos de obras. Somou-se mais de um quilômetro de extensão à Linha 1, o que facilitou a vida do analista financeiro Roberto Machado, morador da Rua Itacuruçá. 

Trabalho no Centro e pego o metrô todos os dias. Antes eu tinha que andar até a Praça Saens Pena para pegar o metrô. Já chegava lá suado. Ou então gastava mais um pouco e pegava o ônibus-integração, mas aí ficava parado no trânsito da Rua Conde de Bonfim.
Roberto Machado, morador da Tijuca e usuário do metrô Uruguai 

 

Com um acesso quase que na porta de casa, Roberto anda poucos metros até a estação, que conta com sinalização bilíngue, iluminação toda em LED, sistema de ventilação que propicia uma sensação de bem estar aos usuários e sonorização de última geração. Além disso, a estação também tem Wi-Fi e dez escadas rolantes.

Estação Uruguai do metrô completa um ano | Clarice Castro

Acessibilidade foi uma das maiores preocupações da obra. São seis elevadores (quatro no nível rua/mezanino e dois no nível mezanino/plataforma, estes últimos exclusivos para portadores de necessidades especiais); e piso tátil para deficientes visuais em toda sua extensão.

Comércio cresce na região

A chegada do metrô na região culminou no crescimento das vendas no comércio local. O empresário Renan Moret, dono da Dash Estamparia, que fica na Galeria 685, vibra com a melhora. “Posso dizer que novos clientes chegaram e tivemos um avanço de 15% a 20% na receita após a inauguração da estação Uruguai”.

Estação Uruguai do metrô completa um ano | Clarice Castro
Estação Uruguai do metrô completa um ano | Clarice Castro
Estação Uruguai do metrô completa um ano | Clarice Castro

POR GUSTAVO BORGES/NATIJUCA 

Veja essa e outras matérias no Caderno Grande do NaTijuca.com