Fila do emprego: seleção acontece na Rua Morais e Silva 94, no Maracanã – Foto: Marcela Sorosini

Evento oferece cerca de 800 vagas durante a semana.

Por Marcela Sorosini para Extra

Centenas de pessoas enfrentam uma fila de emprego no Maracanã, na Zona Norte do Rio. São oferecidas 200 oportunidades de trabalho em empresas de telecomunicações e saúde. As chances são para cargos como técnico de enfermagem, operador de telemaketing, vendedor, ajudante de armazém, auxiliar de loja, assistente de SAC e operador de caixa.

A primeira candidata da fila, Rafaela Cristina, de 25 anos, chegou ao local ontem, às 20h40. Depois de mais de 12 horas de espera, ela conseguiu uma senha para ser atendida.

— É a primeira vez que madrugo numa fila de emprego. Mas acho que valeu a pena — contou a moradora de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, que procura uma oportunidade com operadora de caixa.

Também moradora da Baixada, Raíssa Tobias, de 26 anos, busca uma chance como operadora de caixa:

— Estou sem trabalhar há um ano.

O evento — organizado pela Comunidade Católica Gerando Vidas — vai durar a semana inteira. O local de atendimento fica na Rua Morais e Silva 94, no Maracanã. Coordenador da associação, Paulo Vasconcelos disse que as vagas são cada vez mais disputadas:

— Percebemos pessoas cada vez mais qualificadas em busca de empregos de níveis fundamental e médio. Além do encaminhamento para as vagas em empresas parceiras, também oferecemos serviços gratuitos para a população. Hoje (terça-feira) é a orientação jurídica.

João Paulo do Nascimento, de 32 anos, chegou ao evento receoso. Em busca de uma oportunidade, ele já caiu em um golpe:

— Precisei pagar R$ 50 por um exame médico de pré-seleção. Depois descobri que era uma fraude. Acabei abrindo uma lanchonete para tentar enfrentar a crise, mas o movimento está muito baixo em Duque de Caxias, onde moro. Agora, vim em busca de uma chance como atendente, mas aceito o que vier. Desempregado não pode escolher muito.

No total, foram distribuídas 250 senhas para quem estava no local, já que nem sempre os 200 primeiros candidatos possuem os pré-requisitos das vagas disponíveis. Ana Paula Barreto, de 39 anos, conseguiu a última senha de entrada:

– Tenho experiência como auxiliar de serviços gerais e copeira, mas busco qualquer ocupação no momento, porque estou há quatro anos desempregada.

Mais um evento

Nesta quarta-feira, dia 25, será feita a seleção para mais 200 vagas de trabalho no Rio. As chances serão para fiscal de loja (10 vagas), operador de loxa (40 vagas), vendedor de loja (40 vagas), repositor (10 vagas), auxiliar de loja (80 vagas) e ajudante de armazém (20 vagas). O atendimento começará às 10h, na Rua Morais e Silva, 94, no Maracanã, na Zona Norte do Rio.

Na quinta e sexta-feira, também serão oferecidas mais 400 oportunidades, sendo 200 a cada dia.

Em feirões desse tipo, a recomendação é levar mais uma cópia do currículo atualizado.

Como elaborar um bom currículo

Informe dados pessoais

Como nome e endereço completos, telefones para contato e objetivo. Informações sobre pretensão salarial, foto e números de documentos devem ser inseridos somente se tiverem sido solicitados previamente

Mencione a experiência profissional

Nesta parte, devem constar o(s) nome(s) da(s) empresa(s) ondem trabalhou e o(s) período(s) de início e fim de contrato, cargos exercidos e resultados alcançados na função ou um breve resumo de suas obrigações no cargo

Aponte dados sobre a vida acadêmica

Cursos e instituições de ensino (com dada de início e fim; caso esteja cursando, mencione a previsão de término), participações em pesquisas, apresentações em congressos e prêmios

Cite as atividades extracurriculares

Cursos que representem ganhos para a profissão e que sejam relacionados com a vaga pretendida (idiomas, técnico etc.), local onde cursou, período de estudos e o nível de conhecimento Comente atividades extras, que possam representar algum ganho em relação a vaga pretendida Trabalhos voluntários, serviços em ONGs e intercâmbio.