Informações básicas. Visitante passa ao lado de placa no começo de uma trilha do parque – Fotos de divulgação

Até o final de 2018 serão colocadas ao todo 350

Por Maurício Peixoto para O Globo

Unidade de Conservação que recebe cerca de 3 milhões de pessoas por ano, o Parque Nacional da Tijuca vai ter toda a sua sinalização modernizada até o final de 2018. Mais de 80 placas já foram instaladas nos setores Floresta da Tijuca e Serra da Carioca, de um total de 350. Trata-se de mapas com informações sobre as trilhas e atrativos, além de orientações sobre normas de uso e conduta consciente.

A nova sinalização está sendo custeada com recursos destinados pela Câmara de Compensação Ambiental do Estado do Rio. Todas as placas são bilíngues, para atender ao número de turistas estrangeiros.

— Essa é a forma mais direta de comunicação com os nossos visitantes — explica Ernesto de Castro, chefe do PNT.

A sinalização que está sendo substituída foi instalada em 1992 e, além de deteriorada, estava desatualizada. Além da sinalização convencional nas vias de acesso, o Parque Nacional da Tijuca conta com sinalização rústica nas trilhas. A equipe de monitoria ambiental, responsável pelas placas nas trilhas, fez a troca, no ano passado, de 140 estruturas deterioradas. As placas rústicas são produzidas na própria oficina do parque, com a utilização de madeira de árvores que caíram naturalmente na área.