Espetáculo Lótus – Divulgação

Performance trata de amor, superação, beleza e vida num contexto de solitude

Lótus é uma performance teatral que tem como ponto de partida a linguagem poética negra feminina. Em cena, o universo de mulheres que trazem em suas afetividades histórias invisibilizadas pelo imaginário social. A performance trata de amor, superação, beleza e vida, isto dentro de um contexto de solitude em que está inserida a mulher negra contemporânea, além de contar os caminhos que essas mulheres encontram para resistir e reexistir.

A Performance Lótus foi construída com base no contexto afetivo de diversas mulheres negras, além de pesquisa feita no livro Mulher Negra: Afetividade e Solidão, de Ana Cláudia Lemos Pacheco e em poesias das escritoras Mel Adún, Lívia Natália e Cristiane Sobral. Nos últimos anos o número de mulheres negras solteiras tem crescido, sendo que essas mulheres geralmente são graduadas, doutoras, inteligentes, bonitas, com independência financeira e de postura política declarada, ou seja, são mulheres empoderadas, mas que não diferente de suas ancestrais continuam ocupando um lugar central nas relações, onde na maioria das vezes são referências matriarcais. Se no passado as negras não eram vistas como mulheres para casar, ainda hoje esse olhar permanece. As mulheres negras ainda são vistas como um ser que existe para servir, para ouvir, para acolher, para resolver problemas, para sanar os desejos sexuais. Ser cortejada, amada, servida ou ser vista como rainha nunca foi um lugar ocupado pela mulher negra que permanece sendo preterida.

Não por coincidência a Performance estreou, em Salvador (cidade majoritariamente composta por mulheres negras), em Julho de 2016 como forma de ressaltar o Dia 25 da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, surgido no ano de 1992 com finalidade de celebrar e problematizar as condições da mulher negra, bem como as diferentes formas de opressão vivenciadas desde o período colonial até os dias atuais

Ficha Técnica:
Concepção, atuação e dramaturgia: Danielle Anatólio
Produção: Coletivo Taculas
Assistente de Produção: Carol Netto
Percussão: Dai Ramos
Iluminação: Jaqueline Calazans
Fotografia: Amanda Nascimento
Designer Gráfico: Amanda Nascimento
Registro Áudiovisual: Hugo Lima

Serviço:
Evento: LÓTUS
Linguagem: Dança/ Artes Cênicas
Data: 16, 17 e 18 de novembro de 2018.
Horário: Sexta e sábado às 20h e domingo às 19h
Valor do Ingresso: Inteira: R$20,00; Meia: R$10,00
Público esperado: 108 pessoas
Local de venda: Ingressos à venda na bilheteria de 5a a domingo das 14h15 às 21h30.
Classificação: livre
Duração: 1 hora e 15 minutos
Informações: teatrozimba.cultura@gmail.com

Teatro Municipal Ziembinski – Rua Heitor Beltrão s/nº, Tijuca – 3234-2003 – em frente à estação de metrô São Francisco Xavier.
Capacidade: 108 lugares