Equipe. Funcionários do setor de oncologia na ala recém-inaugurada do Hospital Federal do Andaraí – Pedro Teixeira

Local de acolhimento para pacientes com câncer, referência no Rio de Janeiro, recebe melhoras estruturais

Por Maurício Peixoto para O Globo

Referência e único ponto na região para o tratamento público de pacientes com câncer, o Hospital Federal do Andaraí tem novidades. Após investimentos de R$ 1 milhão, o setor de oncologia passou por reformas há três meses. Foram construídos dois novos consultórios, os sanitários foram reformados, e novos aparelhos de ar-condicionado, televisores e cadeiras para quimioterapia e hormonoterapia foram adquiridos com as verbas.

— A ideia é auxiliar na melhora da saúde física dos nossos pacientes, sempre reduzindo, na medida do possível, as limitações momentâneas e o sofrimento deles — ressalta Maria Lúcia Feitosa, diretora da unidade.

No setor de oncologia são atendidas por dia cerca de 200 pessoas.

— A maioria dos pacientes do hospital, fora a emergência, é da oncologia. O fluxo diário é muito grande. Acredito que o movimento seja intenso por não haver outro espaço público que ofereça tratamento desse tipo na Tijuca. Só ficamos atrás do Inca na questão de volume de pacientes. Chegam pessoas, inclusive, de outras cidades do estado para se tratar conosco — diz Maria Lucia Feitosa.

Com as verbas também foram adquiridos novos equipamentos para diagnóstico de doenças e exames do aparelho digestivo, que, indiretamente, auxiliam o setor de oncologia. Quanto mais cedo for descoberto o tumor, maior é a chance de recuperação.

A diretora pretende contratar um grafiteiro para deixar as paredes do hospital mais coloridas. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail .