Evento será realizado em todas as quintas e domingos até fevereiro

Fonte por Maurício Peixoto para Jornal O Globo

Começam nesta quinta-feira, dia 9, os ensaios de rua da Unidos de Vila Isabel. Junto com o evento, realizado nesta época do ano no Boulevard Vinte e Oito de Setembro, surge uma série de transtornos, que vão das retenções no trânsito ao barulho, que passa dos limites de decibéis e do horário permitido por lei, incomodando os vizinhos.

De acordo com portaria da CET-Rio de 26 de outubro, os ensaios vão interditar o tráfego de veículos na pista da direita do boulevard, entre as ruas Duque de Caxias e Luís Barbosa, todas as quintas, das 21h30m às 23h; e domingos, das 20h às 22h, até o dia 4 de fevereiro, exceto nos dias 24 e 31 de dezembro.

Moradores que não quiseram se identificar dizem que a confusão começa antes.

— As pessoas começam a chegar às 19h30m, o que obriga os agentes a interditarem o trânsito antes das 21h30m às quintas. O tráfego fica insuportável. Todos sofrem — diz.

O desrespeito à Lei do Silêncio também é alvo de queixas.

— O barulho é tamanho que as janelas chegam a tremer e não adianta fechá-las. Crianças, idosos e pessoas obrigadas a acordar cedo no dia seguinte não conseguem dormir. Quando está para chegar o carnaval eles ficam até 1h30m, 2h. Eu sei que acabar com isso é quase impossível. Mas pelo menos deveriam começar mais cedo para respeitar a Lei do Silêncio e colocar os dois ensaios para o fim de semana — sugere outro morador.

Segundo Fernando Fernandes, vice-presidente da Unidos de Vila Isabel, a CET-Rio não permite que as ruas sejam fechadas cedo porque a medida prejudicaria muito o trânsito. A companhia, por sua vez, não respondeu à demanda.

A Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização informa que o ensaio é uma tradição na cidade e as análises de autorizações se baseiam em reclamações recebidas. Ressaltou ainda que não há qualquer registro de reclamação nos últimos três anos.