RI Rio de Janeiro (RJ) 25/01/2018 – Fila da vacinação contra a febre amarela no posto Heitor Beltrão, na Tijuca. Foto de Gabriel de Paiva / Agencia O Globo – Gabriel Paiva / Gabriel Paiva

Detalhe: macacos encontrados mortos na Usina foram vítimas de veneno

Fonte por Maurício Peixoto para Jornal O Globo

Em meados de janeiro, quatro macacos apareceram mortos eu uma rua na Usina. Muitos moradores da região, receosos e com medo de que a morte fosse em decorrência da febre amarela que vem crescendo novamente no estado, correram para os postos de saúde, formando grandes filas. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, o resultado deu negativo para contaminação por febre amarela e positivo para envenenamento.

No entanto, até o fechamento desta edição, terça-feira, dia 30, apesar de não haver casos de infecção na capital, nove pessoas haviam morrido em decorrência da febre amarela no estado do Rio. Os casos fatais levam ao ditado: “É melhor prevenir do que remediar”.

— Temos que nos proteger sim. Todo cuidado é pouco. Há casos em cidades vizinhas, e isso é perigoso — diz a aposentada Vanda Ferreira, de 68 anos, que foi ao CMS Heitor Beltrão, na Desembargador Izidro.

O Jornal lista os postos de saúde na região que estão aptos a receber a população para a vacinação. Eles estão abertos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e sábados, das 8h ao meio-dia (recomenda-se ligar para o 1746 para ver se o posto abre aos sábados).

Mesmo sabendo que os macacos não morreram de febre amarela, o Parque Nacional da Tijuca orienta a vacinação, mas não há obrigatoriedade dela para a visitação.

Alto da Boa Vista

CMS Nicola Albano: Rua Boa Vista 190.

Praça da Bandeira

Policlínica Hélio Pelegrino: Rua do Matoso 96.

Rio Comprido

CMS Salles Neto: Praça Condessa Paulo de Frontin 52.

CF Estácio de Sá: Rua do Bispo 159.

Tijuca

CMS Heitor Beltrão: Rua Desembargador Izidro 144.

CMS Professor Júlio Barbosa: Rua Castelo Novo 150, Morro da Formiga.

CMS Carlos Figueiredo Filho: Rua São Miguel 420, Morro do Borel.

CMS Casa Branca: Estrada da Casa Branca 200.

Vila Isabel

CF Pedro Ernesto: Boulevard 28 de Setembro 109, fundos.

CMS Maria Augusta Estrella: Rua Visconde de Santa Isabel 56.