Visitas. Coordenador do Tuas, o historiador e guia Marcelo Spohn promove passeios turísticos na região – Divulgação/Tuas

Exposição chega dia 8 de agosto ao Centro da cidade

Por Maurício Peixoto para O Globo

Desde 2015 fazendo passeios turísticos pelo bairro, o Coletivo Tijuca Unida Artística e Sustentável (Tuas) lança exposição gratuita pelo aniversário da Tijuca com estreia dia 8 de agosto no Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí 20, Centro). Com o nome de “Tijucas, espaços em transformação” a mostra, coordenada pela artista Karina Wolff, propõe discussão sobre território e pertencimento.

— O projeto Tijucas se propõe a fazer uma pesquisa artístico-geográfica e promover uma discussão sobre o território conhecido como Grande Tijuca: suas fronteiras, bairrismo, vozes e caminhos. Parte da percepção de moradores e frequentadores de tais territórios, servindo-se de depoimentos colhidos para a elaboração de um mapa sonoro de errâncias urbanas, contendo diversos roteiros pelo bairro até suas fronteiras com territórios vizinhos — diz Karina.

Nos passeios mensais há dois roteiros: “Tijuca entre rios e histórias” (sai da antiga Companhia Cervejeira Hanseática e vai até a Praça Hans Klussmann, passando por lugares como a Igreja Nossa Senhora do Líbano e a Praça Barão de Corumbá) e “Caminhos da Tijuca” ( sai da Igreja São Francisco Xavier e vai até a Praça Afonso Pena, passando pela Escola Orsina da Fonseca e pelo Hospital Gafrée e Guinle).

— No passeio estimulamos a discussão sobre a história do bairro e sua íntima relação com os rios urbanos — afirma o historiador e guia Marcelo Ferreira Spohn, coordenador do Tuas.