Unidade do Colégio Pensi da Rua Ibituruna ocupa a 21ª posição no ranking nacional

Fonte por Rodolfo Mageste para Jornal O Globo

A unidade do Colégio e Curso Pensi da Rua Ibituruna, na Tijuca, mais uma vez foi destaque no ranking do Enem, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no início do mês. A escola ficou na quarta colocação no estado do Rio (21ª em todo o país). Para o professor de Biologia e assessor pedagógico geral do Pensi, José Luiz Drummond, o resultado não surpreende.

— Trabalhamos para isso. Estamos conseguindo os primeiros lugares há alguns anos, embora a manutenção de uma posição como essa seja mais complicada do que a própria conquista. O Pensi exige esforço do aluno. Aqui, ninguém é esperto. Estudar vale mais — diz Drummond.

Ele explica um dos segredos do sucesso da unidade no Enem:

— Os melhores resultados foram justamente nas nossas unidades mais antigas, da Tijuca I e de Icaraí, em Niterói. São alunos que estão conosco desde o ensino fundamental. Se você consegue fazer um trabalho no início, os resultados saem muito mais facilmente — conclui ele.

Drummond afirma que todo o conteúdo ensinado em sala de aula é contextualizado e voltado para o Enem.

— Também utilizamos a tecnologia, com videoaula e plataformas on-line, além de atendimento individual, que nos possibilita identificar o ponto fraco do aluno e monitorar sua evolução — diz o assessor pedagógico, que faz seis simulados por ano, nos mesmo moldes do Enem.

Alunos do 3º ano do ensino médio aprovam a metodologia.

— Já fiz o Enem, mas apenas como teste. O Pensi nos oferece amplo conhecimento para a prova. É cansativo fazer tantos simulados, mas também essencial — avalia Luisa Lopes.

O estudante Antônio Coelho concorda com a colega.

— Temos várias apostilas com questões passadas do Enem, o que nos dá mais segurança — diz ele.

Veja essa e outras matérias no Caderno Grande do NaTijuca.com