{flike}

Novas estratégias serão definidas em reuniões com moradores.

GRANDE TIJUCA – Instalada há uma semana, a primeira Companhia Integrada de Policiamento de Proximidade (CIPP) já está aumentando o clima de tranquilidade e segurança entre moradores e comerciantes do Grajaú, onde foi implementada a base provisória da unidade. A CIPP também beneficia os bairros do Andaraí, Vila Isabel e parte da Tijuca.

Diariamente, 120 policiais fazem o patrulhamento a pé das 7h às 17h e em viaturas até as 22h. Com equipamentos não letais, cada dupla é responsável pela segurança de até três quarteirões onde fazem contato diretamente com os moradores. Para o comandante da companhia, avanços já podem ser observados nesta primeira semana. 

Já podemos considerar que os índices de criminalidade sofreram uma redução. Perseguir esse objetivo é nosso maior desafio.
Capitão Gustavo Matheus, comandante da 1ª CIPP (Grande Tijuca) 

 

A população já pode entrar em contato com os policiais de duas formas: (21) 96971-4334 e 1cipp_6bpm@pmerj.rj.gov.br. Nas próximas semanas, também acontecerão reuniões para ouvir os moradores dos bairros e definir novas estratégias de atuação, de acordo com a necessidade de cada área. Ainda neste semestre, a sede definitiva da CIPP será instalada na Praça Barão de Drumond, em Vila Isabel. A base da Praça Verdun será mantida.

Ainda neste semestre, a sede definitiva da CIPP será instalada na Praça Barão de Drumond, em Vila Isabel | Foto: Clarice Castro

Moradores elogiam iniciativa

Moradora do Grajaú desde que nasceu, a aposentada Jucélia Bessa, 72 anos, integra o Conselho Comunitário de Segurança.

“Essa ação vai ajudar a melhorar nossa vida porque inibirá os assaltos, principalmente os praticados de bicicleta”, acredita a aposentada.

O comerciante Altino Braga, 67, proprietário há 15 anos da lanchonete Arte Final, na Praça Edmundo Rego, já conhece a dupla responsável pelo patrulhamento no quarteirão.

“Os policiais já me deram os números dos telefones para eu ligar se tiver algum problema, ou se houver alguma coisa suspeita”, disse o comerciante.

Altino Braga está precavido caso tenha alguma ocorrência | Foto: Clarice Castro

O vendedor ambulante Eduardo Baptista, 65, acredita que haverá redução dos índices de criminalidade:

“Aqui no bairro tem muitos idosos que são alvos mais fáceis para os ladrões de bicicleta. Esse policiamento vai ajudar a reduzir os furtos porque os ladrões ficarão intimidados com a presença dos policiais”.

O ambulante Eduardo Baptista acredita que a presença dos policiais intimidarão ladrões | Foto: Clarice Castro

A equipe da CIPP atua de forma preventiva, complementando o policiamento feito pelo 6º Batalhão de Polícia Militar, que permanece nas ruas à noite.

“Os agentes da CIPP serão referências nas localidades em que atuam e terão a confiança da população. Vamos evitar troca de funções para que eles conheçam e sejam conhecidos pelos moradores e comerciantes pelo nome”, explicou o comandante da CIPP, capitão Gustavo Matheus.

 

Veja essa e outras matérias no Caderno Grande do NaTijuca.com