Granja Manqueira – Foto Bruno de Lima

Campanha terá bazar com marcas famosas, palestras, oficinas, workshops e ação com as gêmeas do nado sincronizado, Bia e Branca

Com o objetivo de combater e alertar a população quanto a importância do diagnóstico precoce e o apoio à luta contra o Câncer Infantojuvenil no Brasil, a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC promove a campanha Setembro Dourado, período conhecido e dedicado às ações de alerta sobre os sintomas, prevenção e tratamento da doença.

A Casa Ronald McDonald-RJ, que há 24 anos atua na causa, está promovendo diversas ações, como oficinas, workshops, palestras e outras atividades que farão parte da campanha entre os seus colaboradores, tendo um ápice com a realização de um bazar beneficente aberto ao público, e um evento direcionado aos colaboradores internos, com a participação das gêmeas do nado sincronizado, Bia e Branca.

Oficinas de terapias holísticas como massagem relaxante e yoga, arteterapias, workshop de culinária, costura, palestras sobre saúde bucal, diagnóstico precoce e fonoaudiologia, além de outras atividades referentes à conscientização da saúde e do diagnóstico precoce, serão realizadas ao longo do mês de setembro na sede da Casa Ronald, no Maracanã, zona norte do Rio. Todas as atividades são voltadas às famílias de crianças, mães, voluntários e funcionários da Instituição.

As gêmeas do nado sincronizado, Bia e Branca, são embaixadoras do projeto social da marca Ovos Mantiqueira e presentearam a Casa Ronald McDonald-RJ com uma ação especial para o calendário de atividades do Setembro Dourado da Casa, doando uma ação, fruto da parceria com a Mantiqueira, no dia 24/09: a Instituição será contemplada com o famoso Egg Truck, que ficará na entrada da Casa Ronald McDonald-RJ, e terá as gêmeas fazendo a distribuição dos lanches para o público da Instituição.

Evento do Setembro Dourado aberto ao público

De 17 a 28 de setembro, o Bazar Primavera Dourada será voltado para aqueles que querem contribuir para a causa, e ao mesmo tempo, aproveitar os descontos especiais em diversos artigos novos e de marcas famosas. A renda do bazar solidário será revertida para os projetos que beneficiam as famílias de crianças e adolescentes que passam pelo tratamento de câncer no Rio. Serão oferecidos descontos de até 50% em compras de marcas da moda infantil, feminina e masculina, com acessórios, brinquedos e utensílios para o lar.  Marcas como Shii, Wasabi, Alphabeto e Vettori estarão à venda, dentre outras grifes.  O Bazar funcionará das 10h às 17h, exceto nos fins de semana, na Sede da Casa Ronald McDonald-RJ – Rua Pedro Guedes, 29 Maracanã.

Para Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald, a campanha é uma oportunidade única a ser abraçada por todos. “Todo esse movimento é essencial para divulgar que é possível curar as crianças de forma mais rápida e simples através do diagnóstico precoce do câncer infantojuventil. Para isso, é essencial conhecer seus sintomas”, diz.

Sobre o combate ao câncer infantojuvenil

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), haverá mais de 12 mil novos casos de câncer infantojuvenil e, com o diagnóstico precoce, em torno de 80% desses pacientes poderão ser tratados adequadamente com a doença ainda no início. Apesar dos dados, segundo a Sociedade brasileira de Oncologia Pediátrica – SOBOPE, a taxa de cura ainda deixa a desejar devido a descoberta tardia, sendo o câncer infantojuvenil a segunda causa de morte em crianças menores de 15 anos, perdendo apenas para fatores externos.

Entre os sinais e sintomas desse câncer estão: palidez progressiva; sangramentos ou manchas roxas sem relação com traumas; febre prolongada sem causa definida; vômitos e dores de cabeça persistentes, principalmente pela manhã; alteração da marcha ou da visão ou diminuição da força em pernas ou braços; caroços em qualquer lugar do corpo; ínguas; dores no corpo que não passam e atrapalham as atividades das crianças e brilho branco nos olhos quando a criança sai em fotografia com flash.

Segundo a Dra. Tereza Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), embora tenhamos grandes centros de referência no tratamento de oncologia pediátrica, com excelentes profissionais, boa parte das crianças e adolescentes com câncer não conseguem ter resultados terapêuticos satisfatórios por diversas razões, uma delas é a questão do diagnóstico precoce. “Há vários desdobramentos que devem ser abordados de forma mais integral e o pediatra pode ajudar muito nisso, olhando a família como um todo e auxiliando no aumento das chances de sobrevida”, esclarece.

A Casa Ronald McDonald-RJ faz parte do sistema global Ronald McDonaldHouseCharities (RMHC), coordenado no Brasil pelo Instituto Ronald McDonald e está localizada na Rua Pedro Guedes, 44 – Maracanã (ao lado da Universidade Veiga de Almeida e da estação do metrô de São Cristóvão). O horário de funcionamento é de 9h às 19h, e está aberta à visitas todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.

A campanha Setembro Dourado é uma iniciativa da CONIACC a qual congrega 53 filiadas espalhadas por todo o País. Além de alertar para os sintomas da doença, as ações do Setembro Dourado visa diminuir a taxa de mortalidade ressaltando a relevância do diagnóstico precoce e o tratamento prévio como fatores essenciais para a cura.

Mais informações sobre a programação da campanha na Casa Ronald-RJ: https://www.casaronald.org.br/

Sobre a CONIACC

A Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC representa a concretização de um sonho de anos das lideranças do movimento de apoio e assistência à criança e ao adolescente com câncer, graças ao esforço, dedicação, amadurecimento e integração de 53 Instituições filiadas aderentes à campanha. Através da CONIACC, surge uma nova abordagem do papel das Instituições de Assistência às Crianças e Adolescentes com Câncer, ancoradas por uma visão de futuro, reconhecendo a responsabilidade de sua liderança em proporcionar melhor qualidade de vida e dignidade, minimizando a dor e o sofrimento dos pacientes portadores de câncer infantojuvenil.

24 Anos da Casa Ronald McDonald-RJ

Em 2018, a Casa Ronald McDonald-RJ completará 24 anos e já recebeu, desde a sua inauguração, mais de dois mil pequenos hóspedes. Pioneira na América Latina, a Casa é coordenada pelo Instituto Ronald McDonald, que tem como objetivo estabelecer os padrões internacionais de instalação e operação, que garantam um bom atendimento às crianças e adolescentes em tratamento de câncer, nos principais hospitais públicos da cidade. Além de esperança, a Instituição oferece, gratuitamente, às crianças e jovens que encontram-se em tratamento: hospedagem, alimentação, transporte aos hospitais, atividades recreativas, acompanhamento escolar, cursos profissionalizantes, apoio psicossocial e assistência social. Grande parte das atividades realizadas é feita por voluntários, pessoas que doam seu tempo e carinho às crianças e suas famílias, para que sejam atendidos naquilo que possuem de mais precioso: a plenitude da vida!