Com mesas de debate e sarau, evento acontece neste fim de semana.

Fonte por Redação NaTijuca

“Como nasce um personagem”
Mesa com Eliana Martins e Laura Bergallo, mediada por Flávia Côrtes
Data: 07/12
Horário: 14h

Mesa de debate sobre como cada uma das escritoras convidadas criam seus personagens. Quais as técnicas utilizadas. Os erros e acertos. Fatos curiosos do processo de criação. Quais personagens deram mais trabalho. De onde vem a inspiração, se é pura ficção ou se basearam alguns em pessoas reais. Tipos e perfil dos personagens, características físicas, se se preocupam em inserir minorias ou se isso é algo natural. Quais personagens da literatura mundial mais as impactaram. Ao final, as autoras farão leituras de fragmentos de seus livros.

“Todos somos iguais porque somos diferentes”
Data: 08/12
Horário: 14h

A autora Ana Claudia Bastos discorrerá sobre sua obra com o fio condutor temático de diversidade. A autora fará leitura de trechos dos livros, levará objetos relativos ao processo de criação de seus livros e tratará de seus personagens que sempre confrontam com a diferença, enriquecendo o repertório deles e criando um novo universo a partir deste encontro. Será um bate papo, com atividades lúdicas que refletirão o tema da diversidade.

“Sarau Balaio Poético”
Data: 09/12
Horário: 10h

Balaio Poético é um grupo de cinco artistas dentre os mais atuantes na poesia falada do Rio de Janeiro. É uma mistura de gerações que inclui poetas com sessenta anos de carreira e jovens na faixa dos trinta, fundindo diversas tendências como o cordel, as trovas cantadas, a temática urbana, dentre outras. Cada um dos cinco (Mano Melo, Edmilson Santini, Manoel Herculano, Eliza Morenno e João Pedro Fagerlande) desenvolve sólida carreira profissional, tornando o grupo uma seleção especial da poesia falada no Rio.

O sarau conta com apresentação dos cinco artistas (com 12 minutos para cada, em 1h para o Balaio), dois momentos de microfone aberto (cada qual com 20 minutos, para o público participar) e encerramento com show da banda Trem Violado (40 minutos), com repertório de gêneros musicais genuinamente brasileiros como a MPB, o Xote, a Guarânia e algumas vertentes do samba, como o Samba de Roda e o Samba-Choro, entre outros. O sarau terá duração aproximada de 2h30min, e a mediação será realizada pela dupla Poesia Viral, que integra o Balaio.