Houve uma renegociação dos contratos com as empresas terceirizadas que concordaram em retomar suas atividades a partir da próxima segunda-feira.

Fonte por Jornal O Globo

Depois de vários adiamentos, as aulas na Uerj podem ser retomadas na semana que vem. Uma reunião do fórum de diretores das unidades da Uerj aprovou a proposta da reitoria da universidade para o reinício das atividades.

Como mostrou o Bom Dia Rio desta sexta-feira (24), houve uma renegociação dos contratos com as empresas terceirizadas que concordaram em retomar suas atividades a partir da segunda-feira que vem, mesmo sem receber o pagamento da dívida da instituição. Esses funcionário fazem parte das equipes de limpeza e manutenção de elevadores, por exemplo.

O reitor Ruy Garcia afirmou que, se houver o pagamento das bolsas de fevereiro dos 7,5 mil alunos cotistas e o estabelecimento de um calendário para pagamentos dos salários e bolsas de estudo, a Uerj pode reiniciar as aulas no meio da semana que vem.

“Nós recebemos agora recentemente o mês de janeiro. As bolsas foram pagas, também, todas até o mês de janeiro. Existe uma expectativa de que ao menos as bolsas de alunos cotistas sejam pagas referente ao mês de fevereiro sejam pagas brevemente de maneira que a gente possa pensar numa retomada das atividades Uerj, a partir da próxima semana, não de segunda-feira, mas durante a semana”, disse o reitor.

Ruy Garcia Marques falou também sobre o pagamento dos salários dos professores do Colégio de Aplicação da Uerj.

“Nós não temos, até o momento, nenhum calendário disponibilizado pelo governo referente ao mês de fevereiro. Recentemente, começamos a ouvir que o CAp poderia ser pago, seus docentes e administrativos, por meio do Fundeb, o Fundo do Ensino Básico. Lá no CAp tem desde o ensino básico à pós-graduação. Isso é dividir uma universidade. Isso é, alguns vão receber antes enquanto outros não tem sequer um calendário pra receber, mas mesmo que isso aconteça, e isso pode acontecer, sem a nossa interferência, isso certamente não levará à divisão da nossa universidade”, explicou Ruy Garcia.

Veja essa e outras matérias no Caderno Grande do NaTijuca.com