Consórcio credenciará três voluntários e agente da subsecretaria municipal de Bem estar animal do Rio

Fonte por Pedro Amaral sob supervisão de Vera Araújo para Jornal O Globo

Depois do protesto de artistas e defensores dos animais nas redes sociais contra maus-tratos e a suposta matança de gatos que vivem no Complexo do Maracanã, na Zona Norte do Rio, a Subsecretaria de Bem Estar Animal firmou em reunião, na manhã desta segunda-feira, um acordo com a diretoria e a segurança do complexo. Agora, três protetores de ONGs defensoras dos animais e um agente da subsecretaria serão credenciados para ter livre acesso à área, 24 horas por dia. Até então, os voluntários e os membros da subsecretaria não podiam entrar no local.

A subsecretária de promoção e defesa dos animais, Suzane Rizzo, contou que além do credenciamento, o consórcio se comprometeu a posicionar as câmeras da área de forma estratégica para cobrir melhor a região. Foi sugerido ainda uma renovação na equipe de segurança.

Após a reunião, Suzane ressaltou a importância da fiscalização:

— A gente tem, primeiramente, que garantir os direitos dos animais, mas também queremos manter a boa imagem do Maracanã, que é um patrimônio nacional.

Segundo relatos, desde a sexta-feira, 25 de agosto, aconteceu uma suposta matança de gatos dentro complexo. Pelo menos três felinos foram encontrados mortos na área. Desde 2010, segundo testemunhas, animais têm sido encontrados mortos dentro do Maracanã. O último caso aconteceu em março do ano passado, quando equipes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e da Secretaria de Promoção e Defesa dos Animais do município fizeram uma diligência no local e encontraram ossadas de animais.

Veja essa e outras matérias no Caderno Grande do NaTijuca.com