Leitores dizem que local concentrava moradores de rua

Fonte por Maurício Peixoto para Jornal O Globo

Numa noite de domingo, em meados de outubro, a agência do banco Itaú da Rua Haddock Lobo 465 em frente ao Largo da Segunda-Feira, na Tijuca, teve sua fachada gradeada. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, a medida foi tomada para evitar a prática de vandalismo no local.

Vizinhos e clientes da agência afirmaram que a iniciativa deu origem a outro problema. Um grupo grande de moradores em situação de rua que passava a noite sob a marquise do edifício onde fica o banco agora se transferiu para o próprio Largo da Segunda-Feira.

— Sem dúvida as grades ajudam a coibir ações de vandalismo e assaltos à noite. Mas a quantidade de moradores em situação de rua que dormia aqui era enorme. O local amanhecia cheio de lixo e com forte cheiro de urina e fezes. Então esse grupo que passava a noite sob a marquise agora está dormindo no largo, que passou a ficar muito sujo e com cheiro de urina também — queixa-se um morador que preferiu não se identificar.

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos informou, por meio de nota de sua assessoria de imprensa, que repassou a demanda para a equipe da Subsecretaria de Integração e Promoção da Cidadania, que realiza o acolhimento da população em situação de rua pela cidade.