Com mais vagas, curso com professores refugiados, tem primeira unidade na Tijuca

Fonte por Redação NaTijuca

Estão abertas as inscrições para as primeiras turmas regulares de 2017 do Abraço Cultural – Curso com Refugiados no Rio de Janeiro, e o novo semestre começa cheio de novidades. Os módulos desse período estão programados para acontecer de 6 de março a 1º de julho e, além das turmas na Zona Sul, haverá aulas em novo local. Estabelecido inicialmente no bairro de Botafogo – na Casa de Cultura Habonim Dror -, as classes chegam agora à Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, sendo esse o primeiro endereço do projeto na Zona Norte da cidade.

“O novo endereço amplia a quantidade de turmas e democratiza o acesso ao curso, uma vez que agora podemos receber alunos de mais partes da cidade. Por sua vez, mais turmas significam a contratação de mais professores, o que só fortalece essa corrente do bem de gerar oportunidades para que os refugiados possam recomeçar suas vidas com dignidade”, explica Tatiana Rodrigues, coordenadora do Abraço Rio.

Os idiomas oferecidos são árabe, inglês, francês e espanhol, e estão disponíveis em diferentes níveis. No que diz respeito às turmas e turnos, mais boas notícias: as aulas, que, durante a semana, só eram possíveis no turno da noite, agora também terão espaço na parte da manhã. As classes acontecem às segundas e quartas (manhã e noite), terças e quintas (noite), sextas (noite) e sábados (manhã).

Além da aulas regulares em sala de aula, os alunos participarão de aulas culturais, nas quais terão a oportunidade de conhecer alguns aspectos da cultura dos professores e de seus respectivos países de origem, por meio de temas como literatura, gastronomia, música e dança. Para fortalecer ainda mais a causa, o Abraço Cultural mantém parceria com outros refugiados para a venda de comidas e produtos típicos nos dias das aulas culturais.

Os professores do Abraço são de países como Síria, República Democrática do Congo, Gâmbia e Venezuela, e vivem no Brasil reconhecidamente como refugiados. Para esse novo semestre, foram contratados mais quatro professores para integrar o corpo docente do projeto- escola e, como todos os outros, eles passaram por um processo seletivo que inclui capacitação pedagógica ministrada por profissionais e voluntários da iniciativa. Além dos selecionados, outros refugiados participaram da mesma formação e também estão aptos a dar aulas em outros cursos ou de forma autônoma.

O Abraço Cultural tem o objetivo de ser um curso de idiomas diferenciado, encorajando trocas culturais e o fortalecimento das relações humanas, por meio da real integração entre alunos e professores. A proposta é viabilizar uma formação de qualidade a preço acessível para os alunos e, ao mesmo tempo, possibilitar geração de renda e autonomia para que os refugiados possam se estabelecer com plenitude na comunidade local.

Sobre o Abraço Cultural:

O Abraço Cultural – Curso com Refugiados é um projeto da ONG Atados, e teve seu início no ano de 2015, em São Paulo, chegando ao Rio de Janeiro em março de 2016. O trabalho é realizado por uma equipe de profissionais e voluntários das áreas de pedagogia e comunicação, comprometidos com a capacitação dos professores, a administração dos espaços, o contato com os estudantes, o desenvolvimento de material didático exclusivo, a organização das aulas culturais e a divulgação.

Desde a sua chegada à capital fluminense, o Abraço já inseriu no mercado de trabalho 28 professores refugiados, atendeu cerca de 400 alunos e engajou 70 voluntários.

Serviço:
Período de aulas: de 6 de março a 1º de julho
Endereços: Tijuca: Rua Conde de Bonfim, 488.
Botafogo: Casa de Cultura Habonim Dror – Rua Paulo Barreto, 30.
Investimento: Valor do semestre: R$ 880,00 parcelado em até 4x sem juros no cartão de crédito [PagSeguro] ou cheque *Material incluído no valor

Inscrições por meio do link http://abracocultural.com.br/seja-um-aluno/turmas-regulares-rio- de-janeiro

Veja essa e outras matérias no Caderno Grande do NaTijuca.com