A Gerente de Monumentos e Chafarizes da Prefeitura explica o que causou a polêmica.

Redação NaTijuca

O vídeo registrado por Moradores da Praça Saens Pena, na Tijuca, na Zona Norte do Rio, mostrando a morte de peixes da bacia do chafariz da praça, após a retirada de água do local para manutenção, gerou grande comoção nas redes sociais.

Diante do ocorrido, a Sra. Vera Dias, moradora da Tijuca e funcionária da Prefeitura, Gerente de Monumentos e Chafarizes, entrou em contato com o Jornal NaTijuca afim de esclarecer toda a situação.

De acordo com a Sra. Vera, desde Dezembro passado, o chafariz da praça vinha passando por problemas. Aconteceu a queima de 2 bombas, uma em Dezembro e outra em Fevereiro. Com a recuperação das mesmas, foi decido esvaziar o lago para a limpeza, pois este poderia ser o motivo da queima dos equipamentos. Na semana passada foi dedicado total atenção ao chafariz. 

 

Na segunda-feira um caminhão Munck trouxe as bombas da oficina (cada uma pesando cerca de 60 kg) para a instalação. Na terça-feira foi finalizada a instalação e foram realizados os testes de funcionamento. Nesse dia começaram a esvaziar o lago. 

 

Na quarta-feira começaram a transferência dos peixes (grandes carpas e tilápias) para os chafarizes da Praça Xavier de Brito e da Praia da Urca.

 

Na quinta-feira até as 16:00h continuaram a remoção dos peixes e a lama foi empurrada em direção ao extravasor (canalização destinada a escoar eventuais excessos de água dos reservatórios) para facilitar o escoamento da água, finalizando o serviço na sexta-feira.

 

Restaram no lago, lama e peixes menores que estava a ela misturados e que não ficaram presos no puçá (coador para pesca) após 2 dias de recolhimento dos peixes. Às 16:00h a equipe deixou a praça esgotada. Somente a partir desse momento que o vídeo foi registrado. Novamente às 19:00h a equipe voltou à praça para abrir o registro de água afim de atender as queixas da população sobre a morte dos peixinhos. Na sexta-feira foi retirada toda a lama do lago.

 

Está previsto para esta segunda-feira a recuperação da tubulação, o enchimento do lago e o retorno dos peixes. 

 

Este relatório, que nos foi enviado pela Sra.Vera Dias, tem por objetivo esclarecer toda a operação, mostrando o trabalho que foi realizado e que apenas foi observando quando não havia nenhum funcionário na praça.

Veja essa e outras matérias no Caderno Grande do NaTijuca.com